TEORIA CELULAR

TEORIA CELULAR
CURSO DE BIOLOGIA - DISCIPLINA CITOLOGIA I

domingo, 28 de setembro de 2014

AUTO AVALIAÇÃO EM TEORIA CELULAR



O presente e-book/livro objetiva provocar uma discussão pontual: Membrana Plasmática, Teoria Celular e Célula.
Decidimos então propor a partir da leitura direcionada algumas questões com as respostas em seguida. Objetivo estimular o aluno EaD a auto suficiência na elaboração de seus próprios quesitos.
AUTO-AVALIAÇÃO
1.      Todas as células possuem uma membrana plasmática, que separa o conteúdo protoplasmático ou meio intracelular do meio ambiente. Como você justificaria a existência e integridade da membrana?  
Inicialmente  o conteúdo intracelular se estabelece no interior de uma célula;  E o extra: fora das células.
A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema  é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.  Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídeos e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na forma de oligossacarídeos. Exteriormente, na grande maioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídeos: o glicocálix ou glicocálice. Entre outros papéis, o glicocálix tem a função de reconhecimento químico da célula para seu exterior e tem também função protetora, impedindo que alguns tipos de vírus ou bactérias se anexem à célula.
JUSTIFICATIVA DA EXISTÊNCIA.
Como citado: a Membrana plasmática encontra-se presente em todas as células (procariontes ou eucariontes),  que define a sua delimitação, separando seu conteúdo do meio que a circunda. Por servir de barreira seletiva, a MP determina a composição do citoplasma celular (COOPER, 1996), e tem papel fundamental na maioria dos fenômenos celulares (SINGER e NICOLSON, 1972).
Membrana plasmática é uma película finíssima e muito frágil composta, principalmente, por fosfolipídios e proteínas. Ela tem importantes funções na célula, e uma delas é isolar a célula do meio externo. Seu tamanho é tão pequeno que se a célula fosse aumentada ao tamanho de uma laranja, a membrana seria mais fina do que uma folha de papel de seda. Água, substâncias nutritivas e gás oxigênio são capazes de entrar com facilidade através da membrana, que permite a saída de gás carbônico e de resíduos produzidos dentro da célula.  A membrana é capaz de atrair substâncias úteis  e de dificultar a entrada de substâncias indesejáveis. Exercendo assim um rigoroso controle no trânsito através das fronteiras da célula. É comum compará-la a um "portão" por suas funções e a um saco plástico pela sua aparência. As membranas possuem de 6 a 9 nm de espessura. São flexíveis e fluídas.  É formada de lipídios, glicídios e protídeos (que podem ser esféricos ou integrais).
São permeáveis à água e impermeáveis a íons (Na, K, H,...) e às moléculas polares não carregadas (glicídios).   São permeáveis à substâncias lipossolúveis.
JUSTIFICATIVA DA INTEGRIDADE.
A quebra da integridade da membrana celular pode ocorrer, instituindo o processo de Lise Celular. Também integra a perca de integridade da MP... A incapacidade  de reconhecimento químico da célula para seu exterior também a disfunção protetora, permitindo  que alguns tipos de vírus ou bactérias se anexem à célula.
Nesse processo biofuncional (sindrômico) a destruição celular por arrebentamento das células, devido à destruição da membrana celular pode entre outros, levar a um tipo particular de lise celular a hemólise, que ocorre nas hemácias ou glóbulos vermelhos. Quando a destruição celular é desencadeada pela própria célula, é denominada autólise.
Conclusão.
Justifica-se a existência como a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas, e que estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
A Lise Celular é o processo de ruptura ou dissolução da membrana plasmática, ou da parede bacteriana, que leva à morte da célula e à liberação de seu conteúdo. A lise celular ocorre quando as células estão em um meio hipotônico, o fluxo continuo de água para o interior, pode levar ao aumento do volume celular para lá da capacidade elástica da membrana, acabando a célula por rebentar.  Um exemplo muito comum de lise é na reprodução de vírus.
O bacteriófago (bacteriófago é um tipo de vírus que infectas apenas bactérias.) inicia seu ciclo reprodutivo formando as suas diversas partes constituintes (capsídeo, cauda, fibras proteicas...). Essas partes se agrupam e formam diversos novos vírus que acabam por provocar a ruptura da membrana plasmática, ou seja, a lise. Portanto, sem a membrana plasmática, a célula não controla a entrada e saída de substâncias, e recebe muita água por meio de osmose.
Um tipo particular de lise celular é a hemólise, que ocorre nas hemácias ou glóbulos vermelhos. Quando a destruição é desencadeada pela própria célula, é denominada autólise.
2.      As células do nosso organismo utilizam a glicose como fonte de energia. O consumo de glicose é grande, e já se observou que, frequentemente, a célula absorve esta substância mesmo quando sua concentração intracelular é maior que a extracelular, exigindo um dispêndio de energia, uma espécie de investimento energético. Neste enunciado, que tipo de transporte celular pode ser relacionado, justifique.
O transporte ativo é a energia usada pelas células para transportar substâncias através de sua membrana plasmática. 
Processo de transporte ativo. 
O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana celular é primariamente realizado pelas enzimas ATPases, como a importante bomba de sódio, que tem função de manter o potencial eletroquímico das células. Este processo envolve uma proteína transportadora denominada bomba, que executa o transporte carregando uma substância, através da membrana celular, de uma área de menor concentração para outra de maior concentração. Como citado acima, este transporte requer energia da célula, e esta, por sua vez, gasta aproximadamente 40% de seu ATP (estoque de energia livre na célula) neste processo.  Além desta função, a proteína bomba age ainda como uma enzima, que por sua vez, realiza a quebra do ATP. Por expelir íons sódio (Na+) e introduzir íons potássio (K+), essa proteína também é conhecida como bomba de sódio-potássio (Na+ / K+).  Todas as células possuem milhares de bombas como estas em suas membranas plasmáticas. Esta grande quantidade se deve a sua grande importância, pois, é através delas, que se torna possível manter uma baixa concentração de íons sódio no citosol, e, em contrapartida, uma maior concentração de íons potássio.  O citosol é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo, que contém bolsas, canais e organelas citoplasmáticas. Entretanto, ao mesmo tempo em que o sódio é expelido, o potássio é introduzido no interior das células. Essas concentrações mantidas constantemente através do transporte ativo, como já vimos, requerem bastante energia da célula, pois, estes íons são transportados sempre para a região de sua maior concentração. O contrário ocorre no transporte passivo (difusão e osmose), pois neste caso, a maior concentração de solvente ou soluto sempre se dirigirá para a área de menor concentração.
Tipos de Transporte Ativo.
Transporte ativo primário: Bomba de Sódio/Potássio; Bomba de Cálcio; Íons Hidrogênio; Bomba nuclear; Endocrinanobiocorrosivo.
Transporte ativo secundário: Cotransporte de glicose e aminoácidos juntamente com íons sódio; Contratransporte dos íons cálcio e hidrogênio pelo sódio; Sacarose no floema.
3.      No exercício das atividades docências, ou seja professor, poderia pensar em alguma forma de motivar os alunos na compreensão de algum dos tipos de transportes  celular vistos neste tema?
4.      Um dos objetivos da prática docente é a inserção das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da Biologia, especialmente no estudo dos conteúdos de forma prática. Para isso, o uso do vídeo e animações torna-se um importante recurso como estratégia de ensino. Utilizando esse instrumento foi possível analisar a opinião de estudantes sobre o uso dessas ferramentas, se realmente os professores estão ensinando a seus alunos a forma correta de trabalhar esses recursos em sala de aula ou até mesmo fora dela de acordo com a proposta de trabalho dos autores sobre os vídeos da internet aplicados ao ensino desta disciplina. Posso exemplificar alguns produzidos pelo licenciando:
Este questão é relevante, pois provoca a criatividade do docente, e objetiva apresentar aos professores como utilizar vídeos e animações da internet nas aulas de Biologia Celular. Além disso, também visa motivar o professor para se adaptar às novas tecnologias e tirar o melhor proveito destas para facilitar a aprendizagem da criança e do adolescente, que nos dias de hoje usufrui com facilidade destes novos recursos, tanto em casa, quanto na escola ou em locais públicos. https://www.youtube.com/watch?v=bRhisf0sjIA

Doutrina contextualizada.

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