O presente e-book/livro objetiva
provocar uma discussão pontual: Membrana Plasmática, Teoria Celular e Célula.
Decidimos então propor a partir
da leitura direcionada algumas questões com as respostas em seguida. Objetivo
estimular o aluno EaD a auto suficiência na elaboração de seus próprios
quesitos.
AUTO-AVALIAÇÃO
1. Todas
as células possuem uma membrana plasmática, que separa o conteúdo
protoplasmático ou meio intracelular do meio ambiente. Como você justificaria a
existência e integridade da membrana?
Inicialmente
o conteúdo intracelular se estabelece no interior de uma célula; E o
extra: fora das células.
A membrana
plasmática, membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita
todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela
estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente
extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos. Todas as
membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por
fosfolipídeos e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de
açúcares, na forma de oligossacarídeos. Exteriormente, na grande maioria das
células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídeos:
o glicocálix ou glicocálice. Entre outros papéis, o glicocálix tem a função de
reconhecimento químico da célula para seu exterior e tem também função
protetora, impedindo que alguns tipos de vírus ou bactérias se anexem à célula.
JUSTIFICATIVA
DA EXISTÊNCIA.
Como citado:
a Membrana plasmática encontra-se presente em todas as células (procariontes ou
eucariontes), que define a sua delimitação, separando seu
conteúdo do meio que a circunda. Por servir de barreira seletiva, a MP
determina a composição do citoplasma celular (COOPER, 1996), e tem papel
fundamental na maioria dos fenômenos celulares (SINGER e NICOLSON, 1972).
Membrana
plasmática é uma película finíssima e muito frágil composta, principalmente,
por fosfolipídios e proteínas. Ela tem importantes funções na célula, e uma
delas é isolar a célula do meio externo. Seu tamanho é tão pequeno que se a
célula fosse aumentada ao tamanho de uma laranja, a membrana seria mais fina do
que uma folha de papel de seda. Água, substâncias nutritivas e gás oxigênio são
capazes de entrar com facilidade através da membrana, que permite a saída de
gás carbônico e de resíduos produzidos dentro da célula. A membrana é
capaz de atrair substâncias úteis e de dificultar a entrada de
substâncias indesejáveis. Exercendo assim um rigoroso controle no trânsito
através das fronteiras da célula. É comum compará-la a um "portão"
por suas funções e a um saco plástico pela sua aparência. As membranas possuem
de 6 a 9 nm de espessura. São flexíveis e fluídas. É formada de lipídios,
glicídios e protídeos (que podem ser esféricos ou integrais).
São
permeáveis à água e impermeáveis a íons (Na, K, H,...) e às moléculas polares
não carregadas (glicídios). São permeáveis à substâncias
lipossolúveis.
JUSTIFICATIVA
DA INTEGRIDADE.
A quebra da
integridade da membrana celular pode ocorrer, instituindo o processo de Lise
Celular. Também integra a perca de integridade da MP... A incapacidade de
reconhecimento químico da célula para seu exterior também a disfunção
protetora, permitindo que alguns tipos de vírus ou bactérias se anexem à
célula.
Nesse
processo biofuncional (sindrômico) a destruição celular por arrebentamento das
células, devido à destruição da membrana celular pode entre outros, levar a um
tipo particular de lise celular a hemólise, que ocorre nas hemácias ou glóbulos
vermelhos. Quando a destruição celular é desencadeada pela própria célula, é
denominada autólise.
Conclusão.
Justifica-se
a existência como a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as
procarióticas como as eucarióticas, e que estabelece a fronteira entre o meio
intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz
dos diversos tecidos.
A Lise
Celular é o processo de ruptura ou dissolução da membrana plasmática, ou da
parede bacteriana, que leva à morte da célula e à liberação de seu conteúdo. A
lise celular ocorre quando as células estão em um meio hipotônico, o fluxo
continuo de água para o interior, pode levar ao aumento do volume celular para
lá da capacidade elástica da membrana, acabando a célula por rebentar. Um
exemplo muito comum de lise é na reprodução de vírus.
O
bacteriófago (bacteriófago é um tipo de vírus que infectas apenas bactérias.)
inicia seu ciclo reprodutivo formando as suas diversas partes constituintes
(capsídeo, cauda, fibras proteicas...). Essas partes se agrupam e formam
diversos novos vírus que acabam por provocar a ruptura da membrana plasmática,
ou seja, a lise. Portanto, sem a membrana plasmática, a célula não controla a
entrada e saída de substâncias, e recebe muita água por meio de osmose.
Um tipo
particular de lise celular é a hemólise, que ocorre nas hemácias ou glóbulos
vermelhos. Quando a destruição é desencadeada pela própria célula, é denominada
autólise.
2. As
células do nosso organismo utilizam a glicose como fonte de energia. O consumo
de glicose é grande, e já se observou que, frequentemente, a célula absorve
esta substância mesmo quando sua concentração intracelular é maior que a
extracelular, exigindo um dispêndio de energia, uma espécie de investimento
energético. Neste enunciado, que tipo de transporte celular pode ser
relacionado, justifique.
O transporte
ativo é a energia usada pelas células para transportar substâncias através de
sua membrana plasmática.
Processo
de transporte ativo.
O transporte
ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana celular é
primariamente realizado pelas enzimas ATPases, como a importante bomba de
sódio, que tem função de manter o potencial eletroquímico das células. Este
processo envolve uma proteína transportadora denominada bomba, que executa o
transporte carregando uma substância, através da membrana celular, de uma área
de menor concentração para outra de maior concentração. Como citado acima, este
transporte requer energia da célula, e esta, por sua vez, gasta aproximadamente
40% de seu ATP (estoque de energia livre na célula) neste processo. Além
desta função, a proteína bomba age ainda como uma enzima, que por sua vez,
realiza a quebra do ATP. Por expelir íons sódio (Na+) e introduzir íons
potássio (K+), essa proteína também é conhecida como bomba de sódio-potássio
(Na+ / K+). Todas as células possuem milhares de bombas como estas em
suas membranas plasmáticas. Esta grande quantidade se deve a sua grande
importância, pois, é através delas, que se torna possível manter uma baixa
concentração de íons sódio no citosol, e, em contrapartida, uma maior
concentração de íons potássio. O citosol é o líquido que preenche o
citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo, que contém bolsas,
canais e organelas citoplasmáticas. Entretanto, ao mesmo tempo em que o sódio é
expelido, o potássio é introduzido no interior das células. Essas concentrações
mantidas constantemente através do transporte ativo, como já vimos, requerem
bastante energia da célula, pois, estes íons são transportados sempre para a
região de sua maior concentração. O contrário ocorre no transporte passivo
(difusão e osmose), pois neste caso, a maior concentração de solvente ou soluto
sempre se dirigirá para a área de menor concentração.
Tipos de
Transporte Ativo.
Transporte
ativo primário: Bomba de Sódio/Potássio; Bomba de Cálcio; Íons Hidrogênio;
Bomba nuclear; Endocrinanobiocorrosivo.
Transporte
ativo secundário: Cotransporte de glicose e aminoácidos juntamente com íons
sódio; Contratransporte dos íons cálcio e hidrogênio pelo sódio; Sacarose no
floema.
3. No
exercício das atividades docências, ou seja professor, poderia pensar em alguma
forma de motivar os alunos na compreensão de algum dos tipos de
transportes celular vistos neste tema?
4. Um
dos objetivos da prática docente é a inserção das novas tecnologias no processo
de ensino-aprendizagem da Biologia, especialmente no estudo dos conteúdos de
forma prática. Para isso, o uso do vídeo e animações torna-se um importante
recurso como estratégia de ensino. Utilizando esse instrumento foi possível analisar
a opinião de estudantes sobre o uso dessas ferramentas, se realmente os
professores estão ensinando a seus alunos a forma correta de trabalhar esses
recursos em sala de aula ou até mesmo fora dela de acordo com a proposta de
trabalho dos autores sobre os vídeos da internet aplicados ao ensino desta
disciplina. Posso exemplificar alguns produzidos pelo licenciando:
Este questão
é relevante, pois provoca a criatividade do docente, e objetiva apresentar aos
professores como utilizar vídeos e animações da internet nas aulas de Biologia
Celular. Além disso, também visa motivar o professor para se adaptar às novas
tecnologias e tirar o melhor proveito destas para facilitar a aprendizagem da
criança e do adolescente, que nos dias de hoje usufrui com facilidade destes
novos recursos, tanto em casa, quanto na escola ou em locais públicos. https://www.youtube.com/watch?v=bRhisf0sjIA
Doutrina contextualizada.
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